Nitrogênio para Calibração de Pneus

Focada em inovação, a Racacel trouxe para Belo Horizonte o nitrogênio para aplicação de pneus, por meio de parceria com a AIR Products. Líder mundial na produção de gases industriais, a empresa desenvolveu uma membrana que, acoplada a um compressor, produz o gás no próprio local de consumo, evitando-se a dependência de entrega do produto.
Como vantagem, o nitrogênio, utilizado corretamente, aumenta a durabilidade dos pneus, reduzindo gastos para as empresas de transporte. Além disso, o gás gera economia e segurança porque mantém a calibragem ideal por mais tempo.

VEJA MAIS
=

OQUE É NITROGÊNIO?

O nitrogênio é um gás totalmente inerte (não é comburente, nem explosivo nem inflamável), presente no ar atmosférico aproximadamente na seguinte proporção:

• 78% nitrogênio

• 21% oxigénio

• 1% gases raros e hidrocarbonetos

=

PODE-SE CALIBRAR QUALQUER PNEU COM NITROGÊNIO?

Sim. Qualquer tipo de pneu pode ser calibrado com nitrogênio, seja ele novo ou usado. Para obter o melhor benefício, recomenda-se esvaziar totalmente os pneus na primeira calibragem, inflando-os com nitrogênio, e manter uma pressão correta através de checagens periódicas.

Obs.: deve-se utilizar a mesma pressão recomendada para ar comprimido.

=

E QUANDO O PNEU FURAR OU NECESSITAR DE CALIBRAÇÃO?

Se não houver nitrogênio disponível no local, este deverá ser inflado com ar comprimido. Mas, na primeira oportunidade, todo o ar deverá ser substituído por nitrogênio.

=

POR QUE USAR O NITROGÊNIO NO PNEU?

Segurança e economia

Mantem uma calibragem ideal do pneu por mais tempo, por ser um gás estável e isento de umidade. Mantém a estrutura interna e os fios de aço do pneu em perfeito estado.

Apresenta menor alteração de pressão e temperatura apos longos percursos, proporcionando um aumento de até 20% na vida útil do pneu.

=

PODE-SE MISTURAR O NITROGÊNIO COM O AR COMPRIMIDO?

Sim, mas não é recomendável, pois haverá perda das vantagens.